A venda de produtos é sem dúvida uma forma ímpar de capitalizar seu trabalho musical. Porém, no afã de obter resultado, normalmente o artista acaba não sabendo o momento certo (e a maneira certa) de colocar seus produtos para o seu público e com isso, claro, as vendas não acontecem.
É importante entender uma coisa: Nem todo mundo está em um momento ideal para receber sua oferta.
Pense naquele vendedor de balas que entra em um ônibus em que você está sentado. Seu dia de trabalho foi ruim, você quer apenas descansar, mas, ao sentar é incomodado por ele que insistentemente tenta persuadir todos os passageiros. Existe coisa pior?
Agora, vamos transportar o exemplo para outra situação: Você acaba de lançar sua loja online, está empolgado e começa a disparar o aviso para todas as pessoas da sua fanpage, canal no You Tube e afins. Todo dia.
É bem provável que você encontre algum “passageiro” que não queira ser persuadido a comprar e, por ser incomodado, certamente irá lembrar de você como a pior pessoa do planeta. Dificilmente você conseguirá impactá-lo positivamente depois disso.
O que fazer para evitar essa triste situação? Existe alguma forma de saber se o público está no chamado “momento de compra” e assim ter a certeza de que minha oferta terá eco?
A reposta é SIM!
Antecipe a Venda.
Antecipação é o Espelho do Público Comprador
Vamos explicar melhor esse conceito através de um exemplo prático.
Um dos meus alunos, o Landison do Coral Gospel Intimidade Soul estava com dúvidas sobre como começar a vender. Ao entrar em contato comigo, lhe disse que gerar a antecipação, ou seja, dizer para as pessoas que ele estava pensando em vender algo em breve iria lhe dar um indicador de qualidade, iria mostrar se o público estava pronto para receber uma oferta.
Após fazer o que conversamos, ele me retornou dizendo:
Isso é gerar uma antecipação perfeita. Ao invés de anunciar os produtos, o grupo anunciou a possibilidade de venda e teve uma reposta brutalmente positiva.
A natureza humana é inclinada à curiosidade, à escassez. As técnicas de venda que realmente dão certo são aquelas que aguçam os sentidos, promovem experiências que geram a sensação de exclusividade e não entregam de cara o que se pretende. Sabe aquele expressão “tirar doce da boca de criança”?
Quando você oferece algo sem oferecer, desperta uma incrível sensação de querer no público.
Para aguçar mais a necessidade das pessoas e provocar vendas, pedi pra que ele limitasse o número de produtos. Ou seja, quem não adquirisse aquele determinado número, iria ficar de fora.
O resultado foi esse:
Se você deseja vender seus produtos, antes, procure identificar se o seu público está no seu momento de compra. A antecipação é um termômetro e te mostrará isso.
Venda pra quem está disposto a comprar. Assim fica muito melhor.
Muito boa essa dica, Vinícius. Dá pra ser aplicada em todos os tipos de promoção. Valeu!