4 Ideias de Playlists que Podem Atrair Muitos Fãs no Spotify

Escrito por Vinicius Soares

Se você acompanha o conteúdo do Palco Digital, provavelmente já sabe da importância das playlists na divulgação de um músico independente no Spotify.

Se por acaso desconhece o assunto, antes de ler esse texto, confira esses conteúdos:

– Como usar o Spotify para promover sua música

– É possível ganhar dinheiro com o Spotify?(vídeo)

Integrar uma playlist popular pode ampliar a base de fãs de um artista e isso faz toda a diferença. Agora, o que muitos ignoram é que as pessoas mais indicadas para criarem estas playlists são os próprios músicos, sabia?

Se existe alguém que mais usa esse serviço (ou pelo menos deveria) é você. Ao invés de apenas buscar integrar playlists mais populares, por que não criar a própria e com isso, abrir uma janela para a divulgação do seu trabalho?

Para isso, em primeiro lugar, você deve entender os interesses dos seus fãs e criar temas com base no que eles gostam. Vamos ver isso na prática.

1 – Gêneros

O tema mais simples que você pode usar é  baseado em seu gênero musical. Você é indie-folk? Gospel? Samba? MPB? Crie uma playlist atraente com artistas conhecidos do seu estilo e claro, insira sua música. Além de atrair a atenção do público ouvinte desses nomes, você acabará se posicionando para essas pessoas também.

Foi o que o Érick Andrade, membro do meu treinamento Palco Digital fez. Criou há poucos dias a playlist “MPB Café” que até o momento já possui mais de 900 seguidores. Se quiser conhecer, segue o link: http://sptfy.com/mpbcafe

2 – Feriados e Datas Comemorativas

Existe um comportamento que é comum à esmagadora maioria dos brasileiros: Em datas comemorativas ou feriados, gostamos de ouvir muita música, somos por natureza um povo que celebra a todo momento.

Existem muitos feriados e datas comemorativas no Brasil, você tem muitas oportunidades de oferecer a diversos públicos uma seleção de músicas que os ajudem a festejar. Sim, você irá encontrar playlists para cada uma dessas datas, mas, é justamente aí que está a oportunidade. Se diferencie com nomes alternativos, que chamem a atenção das pessoas e do seu nicho.

3 – Eventos Esportivos

Eventos esportivos são uma porta aberta para atrair pessoas. Se existe uma coisa que combina com esporte é música e o público sabe disso.

4 – Estado de espírito

Muitos, de forma quase que automática, apertam o play em alguma música que “fale” com seu estado de espírito. Pra muita gente (muita mesmo) o estado de espírito é o principal agente influenciador na escolha de um tipo de som no Spotify.

Tristeza, felicidade, estudo, treino físico, o céu é o limite. Você tem muitas opções à disposição para criar a sua playlist.



P.S. Tenho um treinamento online que pode te ajudar a desenvolver sua carreira musical no Spotify.

Te convido a conhecer e fazer parte desse grupo de músicos que está fazendo a diferença.

 → Quero conhecer o Spotify Academy

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

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