5 Dicas para Gravar um Disco Através do Financiamento Coletivo

Escrito por Vinicius Soares

Antes de mais nada é importante dizer: Financiamento Coletivo NÃO é  “Vaquinha”. Não é doação espontânea. É um NEGÓCIO.

Não pense que existam pessoas suficientes para ajudar você a concretizar a gravação do seu disco, clipe ou seja qual for o seu projeto musical, sem nenhum interesse. O mundo não é tão “belo” assim.

Se você tem a pretensão de realizar uma ação de arrecadação de fundos para sua carreira musical, precisa saber que financiar coletivamente é ter um bom projeto capaz de reunir apoiadores que vão se beneficiar da sua existência .

Com isso em mente, algumas dicas podem fazer toda a diferença:

1 – O financiamento coletivo começa “antes do começo”

Imagine que você já tenha seu projeto pronto para ser divulgado. É hora de marcar a data de início da promoção? Não. Prepare o seu público para essa novidade, antes.

Pense comigo: Seu eu te disser que irá acontecer um evento que pode acrescentar muito à sua vida, como você reagiria? Certamente ficaria curioso (pra não dizer desesperado para saber o que é) e contaria os dias. Quando conhecesse, todo o tempo de espera teria uma boa parcela de influência no seu engajamento. Não é truque de mágica, é o comportamento do ser humano.

Antecipe o que você pretende fazer para o seu público. Não divulgue todo o projeto, fale sobre poucos detalhes pelo menos 1 mês antes da data de lançamento.

2 – Não erre na hora de gravar o vídeo da campanha

O conteúdo do vídeo que anuncia sua campanha precisa ter 3 objetivos: Explicar, Engajar e Converter. Vamos entender:

Explicar – Por que você precisa de apoiadores? Qual o foco do seu projeto musical? Quais as recompensas para esses apoiadores? Se a meta não for alcançada, o que acontece com o dinheiro?

Engajar – Lembra do tempo de espera que o seu fã teve para saber do evento?

Converter – Ressalte que sua campanha tem data para acabar e não haverá outra. Torne escassa a oportunidade para converter mais apoiadores.

3 – Campanha=Maratona

Ok, você lançou oficialmente sua campanha e agora é esperar os apoiadores, correto? Claro que não. Um campanha de Financiamento Coletivo é uma verdadeira maratona.

Sua luta é manter a chama dessa ação acesa até alcançar seu objetivo. Existem apoiadores que irão contribuir logo nos primeiros dias, mas, outros só farão se enxergarem mais vantagens. Essas vantagens serão vistas com a sua presença online, ostensiva, na divulgação do projeto. Durante o tempo em que o crowdfunding estiver no ar, crie conteúdo, faça aparições ao vivo, esteja próximo do seu fã reforçando o caráter e importância da sua proposta.

4 – Mate todas as dúvidas

Como disse, existem os que apoiarão seu projeto nos primeiros dias, os que farão com o decorrer da semana, mas outros, ficarão inertes, paralisados, querendo contribuir mas impedidos pela dúvida.



“Se a meta não for alcançada, eu recebo o dinheiro de volta?”, “A plataforma é segura?”, “Quando irei receber as recompensas?” – alguns exemplos de perguntas que podem definitivamente impedir a participação de alguém se não forem devidamente respondidas.

Durante a divulgação, marque encontros ao vivo e mate de uma vez todas essas objeções.

5 – Construa a arte da escassez

Se o seu projeto é interessante e você está oferecendo ótimas recompensas, deve usar e abusar da escassez. Faltando uma semana para o fim do projeto, ressalte para o seu público a data limite, o que ele irá perder se não participar e, se você limitou algumas recompensas, quantas faltam para acabar. Nesse momento, o cronômetro passa a ser seu aliado.

É justamente quando se chega próximo ao fim de uma ação que os resultados tendem a ser maiores, se esse trabalho for feito da maneira correta.

Então, você está pronto?

6 (dica extra)- Você não precisa ter milhares de fãs, precisa ter os fãs certos

Muita gente pensa que para conseguir alcançar a meta de um projeto, é necessário ter milhares de fãs. Errado. Você pode ter pouca gente sob sua audiência e mesmo assim conseguir resultados incríveis.

O André Peloso, músico instrumental e meu aluno no curso Palco Digital, sabe bem disso. Com menos de 400 fãs ele conseguiu financiar mais de R$ 15.000 para seu disco.

 

Nesse vídeo o André fala dos detalhes, veja.

Se você quiser conhecer mais do curso que ajudou o André a chegar nesse resultado, clique aqui.

Milhares de músicos dentro e fora do Brasil estão provando desses e outros resultados através do método Palco Digital.

 

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

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