5 Maneiras de Ganhar Dinheiro com Música Sem Sair de Casa

Escrito por Vinicius Soares

Um músico independente que deseja viver exclusivamente nesse mercado precisa saber que ter mais do que uma fonte de receita é essencial e isso, talvez não seja uma novidade pra você, não é?

Agora, o que você talvez não saiba é que boa parte dessa receita pode acontecer sem que você saia de casa e em alguns casos, seu esforço é muito menor.

Abaixo indico 5 maneiras para você fazer isso acontecer.

1 – Licencie sua Música

Minha recomendação número 1 é essa. Infelizmente os músicos brasileiros ainda não despertaram para o mercado de sincronização, a grande maioria não faz ideia de como a demanda em projetos audiovisuais de pequeno, médio e grande porte está crescendo. Com a chegada da internet, as fronteiras para se vender o uso de uma música caíram e artistas podem dedicar parte do seu tempo (ou em alguns casos todo ele) para atender essa necessidade.

Imagine acordar pela manhã e descobrir que uma música que você fez despertou o desejo de uma grande marca, que deseja usá-la em um filme e por isso, quer te pagar um valor bem interessante?

Trato mais especificamente desse tema no Sync Music. Se quiser se aprofundar, clique aqui para conhecer.

2 – Venda seu talento no Fiverr

Muita gente me pergunta: “Vinicius, eu gostaria muito de encontrar pessoas que comprassem meu talento! Sou compositor, gostaria de fazer músicas por encomenda” ou “sou produtor, gostaria de produzir à distância”.

Você conhece o Fiverr? Se existe um lugar preparado para que você encontre pessoas interessadas no seu talento é nele.

A plataforma reúne talentos de diversos nichos que anunciam seus serviços em um marketplace gigante. Uma das categorias mais procuradas é a de Audio / Música.

Tem gente vendendo seu trabalho de compositor para pessoas que possuem letras e querem musicá-las, como esse embaixo.



Você pode vender a gravação de um instrumento, produção, mixagem e muito mais. Tudo isso sem sair de casa.

Clique para conhecer.

3 – Dê Aulas Online

Existe muita gente querendo aprender alguma coisa relacionada à música, talvez você não faça ideia. Sim, existem muitos cursos com os mais diferentes assuntos e objetivos, mas, isso não significa que o seu conhecimento não vá de encontro à pessoas que necessitam. Você pode ser um guitarrista com uma boa didática, um produtor, cantor, não importa. Crie um método de ensino, grave aulas e venda o acesso pela internet!

Existem pessoas que até agora não compraram nenhum curso, mas, estão loucas para aprender  através de um. Sabe por que? Porque nenhum dos produtos que ela viu transpareceu a identidade que ela busca no professor. Isso conta e muito.

4 – Produza conteúdo e receba Financiamento Recorrente

Você sabe produzir um bom conteúdo? Tem um canal no You Tube que atrai interessados ou um blog? Procure se aperfeiçoar na entrega desse material e depois, peça uma contribuição mensal dos usuários para manter o serviço. O financiamento recorrente é uma realidade e não tem nada a ver com “vaquinha” ou “esmola virtual” como muita gente pensa.

Quando você se compromete a apoiar uma pessoa mensalmente isso se dá por causa de uma identificação, nada ver com ajuda. O músico pode entregar recompensas para os apoiadores que em contrapartida, pagarão um valor único todo mês para sustentar aquela atividade.

Serviços como o Apoia-se e o Patreon fazem bem isso. O projeto TriGO, um trio de cantores que gravam vídeos de releituras super bem humoradas, recebe mais de R$ 1.600 mensais de seus apoiadores até agora.

5- Transmita Shows Pagos Exclusivos

Se você é um artista que possui uma base de fãs, crie um formato de show exclusivo para ser transmitido em troca de um devido preço. Sim, a venda a transmissão de shows exclusivos pode ser uma fonte de receita inesperada e surpreendente para você.

Não falo de um evento comum. Se você acompanha o conteúdo do Palco Digital, já deve ter me ouvido (ou lido) falar sobre a percepção que um fã possui de um trabalho artístico. Fãs compram tudo, absolutamente tudo. CD, vinil, camisas e por que não o acesso à transmissão de um show ao vivo, produzido exclusivamente para ele.

Claro, você precisará se preocupar com a captação de vídeo e principalmente o áudio desse projeto sem falar na ferramenta para transmissão. No Brasil, a Netshow.me oferece uma plataforma pronta pra isso.

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

11 Comentários

Deixe seu comentário