5 Principais Pontos a se Priorizar em Uma Carreira Musical

Escrito por Vinicius Soares

Para muitos que está começando uma carreira ou até mesmo aqueles já estão na estrada há tempos, uma questão está em aberto: O que priorizar?

Com tantos conteúdos sobre carreira, marketing, divulgação, produção musical, tanta necessidade e pouco tempo, fica uma tarefa quase que impossível definir os passos certos a se dar na hora de construir uma carreira. E esse é um dos principais motivos de músicos talentosíssimos não sairem do lugar.

Devo priorizar o marketing agora? Gravo um disco antes ou uso o material que tenho? Melhor esperar ter verba ou preparar um material simples?

5 pontos eu te indicaria a priorizar hoje. São eles:

1) Foque no Repertório

A primeira coisa que um músico precisa definir é a base do seu trabalho. Se você não possui músicas que em conjunto, definam quem você é artisticamente, você está construindo uma casa sobre a areia. Sua música é a sua identidade. Não adianta pagar milhares de reais em publicidade, agentes, ter relacionamento no mercado se o seu repertório é fraco. No final, os olhos de todos estarão voltados para o som que você vai apresentar.

Invista o tempo que for necessário na composição, produção e finalização de suas canções. Esse sempre deve ser o primeiro passo.

2) Segmente o público que deseja atingir

Agora que você já definiu seu repertório você deve apertar o “play” da divulgação pro maior número de pessoas, correto? Errado! Sinto te dizer, mas, 90% das pessoas não terá a menor afeição ao seu material. A boa notícia é que 10% desse público está disposto a gastar tempo te ouvindo. Sua tarefa é descobrir onde estão esses 10% e claro, é a internet que irá te dizer isso.



3) Saiba “envelopar” sua música

Comunicação é o segredo da divulgação musical. Você não pode esperar que uma pessoa que fale apenas português entenda inglês, correto? Sem tradução, esqueça o entendimento. É preciso que você apresente sua carreira da forma certa a esses 10% que estão prontos pra te ouvir.



Será que gravar um clip e divulgá-lo com publicidade geraria mais resultado do que um Hang Out de lançamento? Entenda a fundo como esses 10% consomem coisas. Não apenas música, mas, como essas pessoas se divertem, que tipo de assunto gostam de interagir, que causas defendem. Tudo isso te dará base para criar o formato ideal de comunicação da sua música.

4) Seja tarado por métricas

Hoje qualquer pessoa pode saber informações precisas das reações que seu conteúdo desperta. De onde vêm, qual o gênero, quem são as pessoas que manifestaram interesse nas suas páginas e redes sociais. Mergulhe fundo em saber todas essas informações e com a mente aberta, INTERPRETE-AS para o seu business crescer.

Por exemplo, se seu vídeo atingiu um público 80% feminino, que mora em São Paulo e visita constantemente sites de notícias, você poderia refinar o formato do seu próximo conteúdo apontando-o a essas pessoas. Certamente seus resultados seriam muito maiores.

5) Aprenda a Escalar seu Alcance

Escalar é basicamente aumentar a força naquilo que você sabe que está dando certo. Se sua experiência com uma determinada música salta aos olhos frente às demais, é nela que você deve investir todo o suor e sangue. Se um determinado público responde melhor à sua divulgação, é nele que você deve se concentrar. Amplie sua força de eco nos padrões que você já identificou. Nada de atirar para todos os lados, menos é mais.

Sempre foi e sempre será.

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

2 Comentários

  • Excelente post Vinicius! Principalmente a parte das métricas, acho que acaba sendo o ponto mais importante. Informação de qualidade e uma interpretação correta desses dados faz toda a diferença em uma ação. Obrigado.

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