Para muitos que está começando uma carreira ou até mesmo aqueles já estão na estrada há tempos, uma questão está em aberto: O que priorizar?
Com tantos conteúdos sobre carreira, marketing, divulgação, produção musical, tanta necessidade e pouco tempo, fica uma tarefa quase que impossível definir os passos certos a se dar na hora de construir uma carreira. E esse é um dos principais motivos de músicos talentosíssimos não sairem do lugar.
Devo priorizar o marketing agora? Gravo um disco antes ou uso o material que tenho? Melhor esperar ter verba ou preparar um material simples?
5 pontos eu te indicaria a priorizar hoje. São eles:
1) Foque no Repertório
A primeira coisa que um músico precisa definir é a base do seu trabalho. Se você não possui músicas que em conjunto, definam quem você é artisticamente, você está construindo uma casa sobre a areia. Sua música é a sua identidade. Não adianta pagar milhares de reais em publicidade, agentes, ter relacionamento no mercado se o seu repertório é fraco. No final, os olhos de todos estarão voltados para o som que você vai apresentar.
Invista o tempo que for necessário na composição, produção e finalização de suas canções. Esse sempre deve ser o primeiro passo.
2) Segmente o público que deseja atingir
Agora que você já definiu seu repertório você deve apertar o “play” da divulgação pro maior número de pessoas, correto? Errado! Sinto te dizer, mas, 90% das pessoas não terá a menor afeição ao seu material. A boa notícia é que 10% desse público está disposto a gastar tempo te ouvindo. Sua tarefa é descobrir onde estão esses 10% e claro, é a internet que irá te dizer isso.
3) Saiba “envelopar” sua música
Comunicação é o segredo da divulgação musical. Você não pode esperar que uma pessoa que fale apenas português entenda inglês, correto? Sem tradução, esqueça o entendimento. É preciso que você apresente sua carreira da forma certa a esses 10% que estão prontos pra te ouvir.
Será que gravar um clip e divulgá-lo com publicidade geraria mais resultado do que um Hang Out de lançamento? Entenda a fundo como esses 10% consomem coisas. Não apenas música, mas, como essas pessoas se divertem, que tipo de assunto gostam de interagir, que causas defendem. Tudo isso te dará base para criar o formato ideal de comunicação da sua música.
4) Seja tarado por métricas
Hoje qualquer pessoa pode saber informações precisas das reações que seu conteúdo desperta. De onde vêm, qual o gênero, quem são as pessoas que manifestaram interesse nas suas páginas e redes sociais. Mergulhe fundo em saber todas essas informações e com a mente aberta, INTERPRETE-AS para o seu business crescer.
Por exemplo, se seu vídeo atingiu um público 80% feminino, que mora em São Paulo e visita constantemente sites de notícias, você poderia refinar o formato do seu próximo conteúdo apontando-o a essas pessoas. Certamente seus resultados seriam muito maiores.
5) Aprenda a Escalar seu Alcance
Escalar é basicamente aumentar a força naquilo que você sabe que está dando certo. Se sua experiência com uma determinada música salta aos olhos frente às demais, é nela que você deve investir todo o suor e sangue. Se um determinado público responde melhor à sua divulgação, é nele que você deve se concentrar. Amplie sua força de eco nos padrões que você já identificou. Nada de atirar para todos os lados, menos é mais.
Sempre foi e sempre será.
Excelente post Vinicius! Principalmente a parte das métricas, acho que acaba sendo o ponto mais importante. Informação de qualidade e uma interpretação correta desses dados faz toda a diferença em uma ação. Obrigado.
Valeu André!