6 Sinais de que Sua Carreira está no Caminho Errado (E Como Consertar Isso)

Escrito por Vinicius Soares




Sua carreira musical está andando pra trás? Se um desses 6 sinais aparecerem, sim. Porém, não perca a esperança. O primeiro passo é identificar o que está acontecendo de errado, reconhecer o erro e trabalhar para não mais cometê-lo, ok? Fique atento se:

1 – Você abandonou suas mídias sociais

Gostemos ou não, Facebook, Instagram, Snapchat e outros canais, são ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento de uma carreira musical.

É através delas que a indústria da música trabalha, são o elo de ligação entre fãs e artistas, não se pode negar. Se você não gera conteúdo semanal em seus perfis, não interage, certamente estará caindo no esquecimento (se é que já não caiu).

Como consertar isso: Mesmo não gostando, volte a usar seus canais sociais e interaja com seu público. Não diga que “esse trabalho não é pra você” ou, que “você é um artista e não deveria fazer isso”. Um músico deve estar onde seu público está, sempre. Se ele está conectado 8 horas por dia no Facebook, você precisa estar ali.

2 – Você não faz shows a meses

Se por um lado ativar suas redes sociais é muito importante, tocar ao vivo, interagir pessoalmente com os fãs que estão seguindo seu conteúdo digital é o que fundamenta seu trabalho. Um artista que não faz shows é como um jogador de futebol profissional que não entra em campo. Se você não está fazendo shows, alguma coisa está muito errada com sua carreira.

Como consertar issoLeia esse post que fala sobre os principais motivos de bandas e artistas não conseguirem tocar ao vivo. Certamente você identificará pontos para mudar essa situação.

3 – Você não ensaia regularmente

Se você não ensaia regularmente, certamente está estagnado tecnicamente e por que não dizer criativamente? Sem mencionar que muito mais do que um dia para tocar, o ensaio reativa conexões, trabalha e fundamenta ideias que podem ir muito além de uma simples música.

Como consertar issoVolte à rotina de ensaios semanais, foque em trabalhar e interagir com pessoas que estão na mesma sintonia que você.

4 – Mais de 2 anos se passaram e você não lançou nada novo

Sua base de fãs certamente vai perder o interesse em você se não enxergar novidades durante um certo período de tempo. Se em 2 anos você não apresenta nada novo, não esboça uma simples reação diferente para anunciar um novo single, álbum, cara, certamente você vai perder boa parte da audiência que conquistou. Na era da informação as pessoas são alvo de todo o tipo de conteúdo musical e por isso não será difícil que se esqueçam de você para seguirem outros artistas similares.

Como consertar isso: Construa um calendário de lançamentos. Isso, projete quais eventos você fará para mostrar novos trabalhos pelo menos de 6 em 6 meses. Singles, EPs, vídeos, você pode escolher os formatos que mais se adequem à sua realidade.


5 – Você desistiu de fazer Networking

Se passaram anos e você não enxerga mais importância em se relacionar com pessoas do mercado da música. Não faz questão de ir à feiras, eventos, workshops, conhecer outros profissionais de segmentos musicais diferentes, empresas. Isso é muito ruim. A cada ano o ciclo de novos profissionais muda, novas marcas nascem, outras desaparecem, novas bandas, produtores e principalmente oportunidades nascem. Se você está longe desse ecossistema, não vai saber disso nunca.

Como consertar isso: Foque em estar perto de quem faz acontecer. Leia esse post onde falo sobre “Como Conseguir Contatos Profissionais no Mercado da Música”.

6 – Sua Base de Fãs permanece a mesma

Os sinais que você viu acima são pontos que você deve atentar e se preocupar em corrigir. Mas, nada se compara a perder o fôlego com uma base de fãs que não cresce. Imagine que você tenha construído um público com uma média de idade entre 17 e 25 anos. Não espere que essas pessoas venham gostar de você toda a vida.

O público de um artista precisa se renovar, encontrar novos ares e com isso, crescer. Se isso não acontece, a tendência é observarmos esses fãs deixando de seguir o artista até que nada sobra pra contar história.

Como consertar isso: Esteja antenado no comportamento do seu público alvo, renove seu repertório e busque sempre novas audiências. Tenha a consciência que seu público certamente irá mudar e você não pode deixar de fazer o mesmo.

 

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico profissional, consultor de Marketing Musical, palestrante e criador da Palco Digital, marca que dá nome a um site, uma empresa de consultoria e um curso online focado em estratégia digital que já impactou quase 1.000 músicos dentro e fora do Brasil.

Já palestrou em grandes eventos do mercado ao lado de marcas como Vevo, Napster, Catarse, CDBABY dentre outras. Foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música, uma das principais premiações do mercado musical brasileiro e fez parte de um dos painéis oficiais do Social media Week, maior evento sobre mídias sociais da América Latina.

1 Comentário

Deixe seu comentário