Dê uma olhada no mais recente relatório de consumo de música gerado pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica).
50% dos usuários de internet LICENCIARAM músicas nos últimos 6 meses. O Brasil está em terceiro atrás de Suécia e México.
Nesse mercado, empresas, marcas e público em geral compram o uso da sua música para seus projetos de vídeo (publicidade, filmes, games e outros canais).
A demanda nesse segmento é ALTÍSSIMA.
O número de pessoas pagando para usar músicas autorais está aumentando a galopes e você músico independente já poderia estar aproveitando isso. Eu digo você, músico independente pois pela primeira vez essa posição de independência traz vantagens.
Hoje um artista, compositor independente tem a preferência nesse mercado.
Falo mais detalhadamente sobre isso nesse link. (Te aconselho a ver).
Cumprindo a promessa do título, quero te mostrar 6 tipo de projetos que pagam de R$ 200 a R$ 4.000 a músicos independentes (como você). E claro, esses projetos estão no mercado de licenciamento musical.
Tenho a certeza que esse conteúdo vai te fazer repensar a forma de encarar seu trabalho. Vamos lá?
1 – You Tube
Você músico independente pode licenciar sua música para vídeos promocionais exclusivos do You Tube. Já se deparou com campanhas de grandes e pequenas empresas vistas apenas em vídeos de internet como essa abaixo?
Média de preço pago por música: R$ 200
2 – Vídeos de Casamentos
O nicho de casamentos é um dos que mais cresce no Brasil. Vídeos como esse abaixo são elementos cada vez mais realizados, peças obrigatórias em um cerimonial.
Média de preço pago por música: R$ 200
3 – Trilhas de Filmes Independentes
O número de filmes independentes cresce de forma vertiginosa. Trilhas como essa abaixo do músico e compositor Plínio Profeta para o filme “Por trás do céu”, são muito buscadas pelo setor audiovisual!
Média de preço pago por música: R$ 1.500
4 – Vídeos Corporativos
Mais e mais empresas estão abraçando o audiovisual e gerando vídeos. Esse abaixo foi gerado pela MR Videography, produtora contratada pela Apple para filmar a construção do Campus de inovação da empresa. A música usada é do Alex Sachi, meu aluno no curso Sync Music.
Média de preço pago por música: R$ 500
5 – Publicidade On/Off
Sua música pode ser escolhida para compor uma campanha de publicidade online e também offline, ou seja, na televisão. Quando isso a acontece, sua verba é maior, claro. O Rodrigo Boecgat, meu aluno no Sync Music, licenciou uma de suas músicas para a Rede Globo, no quadro “Meu lance na Copa”.
Veja o resultado.
“Uma sensação que não tem como descrever, é algo magico e diferente!”
Lembram daquele gol contra a Suécia que colocou o…
Publicado por Rede Globo em Sábado, 24 de março de 2018
Média de preço pago por música: R$ 4.000
6 – Companhias Aéreas (Publicidade)
Você que viaja de avião certamente já se deparou com vídeos como esse abaixo no display de TV em frente à sua poltrona. O recurso é poderoso para fidelizar clientes em uma hora tão propícia como o vôo. Durante um mês, muitas campanhas são criadas e haja material de áudio pra isso!
Média de preço pago por música: R$ 200
Algumas dicas para licenciar sua música:
Construa um bom portfolio
Existem profissionais chamados supervisores musicais em busca de músicas para muitos projetos, sabia? Eles estão no You Tube, no Google ou Facebook procurando músicas. Ter um portfólio organizado com suas músicas te oferecerá uma baita visibilidade e claro, vantagem competitiva.
Tenha em mãos a versão instrumental de sua música
Músicas com letras são licenciadas, porém, suas chances aumentam quando você disponibiliza o áudio em separado.
Saiba classificar sua música
Que sensação sua música transmite? Alegria, tristeza, humor? Qual a pegada do som? Bateria na frente, muitas guitarras? É dessa forma que compradores irão buscar canções para seus projetos.
Formato de áudio faz a diferença
- 24 bit > 16 bit
- 320 kbps > 256 kbps > 128 kbps
- WAV = AIFF > MP3
Como você é pago?
Licença de Sincronização: O músico recebe um valor único para ceder o uso da música em um determinado projeto audiovisual.
Direitos Autorais: Se sua música for usada em um projeto que gere execução pública (um filme, por exemplo), você receberá do ECAD valores de direito autoral por cada execução.
Content ID: Se sua música for usada em vídeos no You Tube, você receberá uma receita exclusiva de publicidade veiculada.
Oportunidades para estilos mais diversos
Espero ter te mostrado um panorama diferente quanto à remuneração no mundo da música.
Se você quer se aprofundar nesse, quero te indicar meu conteúdo no Sync Music.
Clique na imagem abaixo e assista o vídeo que é gratuito. Você terá um complemento valioso a essas informações.
Componho e canto as minhas músicas. Todas registradas.
Algumas estão, no youtube,facebook e palcomp3, com voz e violão.
Pergunto: Quando o artista se interessar por minha música e me pedir p/ enviar no whats, quais cuidados tenho que ter? Como negocio valores? Só licencio, sem exclusividade e a licença, registro em cartório? Pode me enviar um modelo de licença? Grato. Muito grato. Abraço.
Quero trabalhar com vcs
Gostei demais!!!
E me interesso em trabalhar com vocês do Palco Digital!!!
Trabalho com jingle, e produção de play backs, acho que isso irá ser útil pra mim
Com certeza Elson
Oi , e pra quem é compositor como eu que não tenho nem gravação demo das minhas composições só voz e violão poderia dar certo pra mim?
Eu li somente os textos e achei muito interessante
Isso engloba o rap também ?
Sim Maikou. Obrigado pelo comentário!
Agora que gostei do Projeto
Bem tooop !!!
Quem sabe surge parcerias
Boa e valiosa informaçao!
Eu tenho algumas músicas, gospel pode ser também?
Show ! Vou estudar melhor a proposta! Sou produtora cultural.
Gostei muito bom essa grande forma de ganhar dinheiro com o que a gente gosta
Bem legal!!devia existir uma plataforma que fizesse esse trabalho para que o musico e produtor independente pudesse ter mais tempo livre pra estudar só música ! Muito bem colocado esse texto