6 Tipos de Projetos Que Pagam de R$ 200 a R$ 4.000 Pela Sua Música

Escrito por Vinicius Soares

Dê uma olhada no mais recente relatório de consumo de música gerado pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica).

50% dos usuários de internet LICENCIARAM músicas nos últimos 6 meses. O Brasil está em terceiro atrás de Suécia e México. 

Nesse mercado, empresas, marcas e público em geral compram o uso da sua música para seus projetos de vídeo (publicidade, filmes, games e outros canais).

A demanda nesse segmento é ALTÍSSIMA.

O número de pessoas pagando para usar músicas autorais está aumentando a galopes e você músico independente já poderia estar aproveitando isso. Eu digo você, músico independente pois pela primeira vez essa posição de independência traz vantagens.

Hoje um artista, compositor independente tem a preferência nesse mercado.

Falo mais detalhadamente sobre isso nesse link. (Te aconselho a ver).

Cumprindo a promessa do título, quero te mostrar 6 tipo de projetos que pagam de R$ 200 a R$ 4.000 a músicos independentes (como você). E claro, esses projetos estão no mercado de licenciamento musical.

Tenho a certeza que esse conteúdo vai te fazer repensar a forma de encarar seu trabalho. Vamos lá?



1 – You Tube

Você músico independente pode licenciar sua música para vídeos promocionais exclusivos do You Tube. Já se deparou com campanhas de grandes e pequenas empresas vistas apenas em vídeos de internet como essa abaixo?

Média de preço pago por música: R$ 200


2 – Vídeos de Casamentos

O nicho de casamentos é um dos que mais cresce no Brasil. Vídeos como esse abaixo são elementos cada vez mais realizados, peças obrigatórias em um cerimonial.

Média de preço pago por música: R$ 200


3 – Trilhas de Filmes Independentes

O número de filmes independentes cresce de forma vertiginosa. Trilhas como essa abaixo do músico e compositor Plínio Profeta para o filme “Por trás do céu”, são muito buscadas pelo setor audiovisual!

Média de preço pago por música: R$ 1.500


4 – Vídeos Corporativos

Mais e mais empresas estão abraçando o audiovisual e gerando vídeos. Esse abaixo foi gerado pela MR Videography, produtora contratada pela Apple para filmar a construção do Campus de inovação da empresa. A música usada é do Alex Sachi, meu aluno no curso Sync Music.

Média de preço pago por música: R$ 500


5 – Publicidade On/Off

Sua música pode ser escolhida para compor uma campanha de publicidade online e também offline, ou seja, na televisão. Quando isso a acontece, sua verba é maior, claro. O Rodrigo Boecgat, meu aluno no Sync Music, licenciou uma de suas músicas para a Rede Globo, no quadro “Meu lance na Copa”.

Veja o resultado.

“Uma sensação que não tem como descrever, é algo magico e diferente!” 

Lembram daquele gol contra a Suécia que colocou o…

Publicado por Rede Globo em Sábado, 24 de março de 2018

Média de preço pago por música: R$ 4.000


6 – Companhias Aéreas (Publicidade)

Você que viaja de avião certamente já se deparou com vídeos como esse abaixo no display de TV em frente à sua poltrona. O recurso é poderoso para fidelizar clientes em uma hora tão propícia como o vôo. Durante um mês, muitas campanhas são criadas e haja material de áudio pra isso!

Média de preço pago por música: R$ 200


Algumas dicas para licenciar sua música:

Construa um bom portfolio

Existem profissionais chamados supervisores musicais em busca de músicas para muitos projetos, sabia? Eles estão no You Tube, no Google ou Facebook procurando músicas. Ter um portfólio organizado com suas músicas te oferecerá uma baita visibilidade e claro, vantagem competitiva.

Tenha em mãos a versão instrumental de sua música

Músicas com letras são licenciadas, porém, suas chances aumentam quando você disponibiliza o áudio em separado.

Saiba classificar sua música

Que sensação sua música transmite? Alegria, tristeza, humor? Qual a pegada do som? Bateria na frente, muitas guitarras? É dessa forma que compradores irão buscar canções para seus projetos.

Formato de áudio faz a diferença

  • 24 bit > 16 bit
  • 320 kbps > 256 kbps > 128 kbps
  • WAV = AIFF > MP3

Como você é pago?

Licença de Sincronização: O músico recebe um valor único para ceder o uso da música em um determinado projeto audiovisual.

Direitos Autorais: Se sua música for usada em um projeto que gere execução pública (um filme, por exemplo), você receberá do ECAD valores de direito autoral por cada execução.

Content ID: Se sua música for usada em vídeos no You Tube, você receberá uma receita exclusiva de publicidade veiculada.

Oportunidades para estilos mais diversos

Espero ter te mostrado um panorama diferente quanto à remuneração no mundo da música.

Se você quer se aprofundar nesse, quero te indicar meu conteúdo no Sync Music.

Clique na imagem abaixo e assista o vídeo que é gratuito. Você terá um complemento valioso a essas informações.

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

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