As Melhores Datas para Lançar seu Trabalho Musical em 2019

Escrito por Vinicius Soares

Com a chegada de um novo ano, se renovam as oportunidades no mercado da música e estar atento a isso é muito importante. Quando o artista conhece o ciclo desse mercado, acaba tendo a exata noção dessas oportunidades para, por exemplo, o lançamento do seu trabalho.

Se você está projetando lançar um álbum, um single, um EP, um clipe e deseja que parceiros como rádios, festivais e outros canais se unam a você na veiculação, é vital entender que existe uma maior probabilidade da sua obra ser melhor recebida por eles em determinadas épocas do ano.

Sem mencionar que  além dos canais tradicionais, existe todo um “ecossistema” de eventos que funciona a partir de datas específicas e o músico na maioria das vezes, sempre é pego de surpresa quando essas oportunidades se apresentam.

Com essa informação na mala, fica mais fácil enxergar o horizonte e se preparar.

Foque no primeiro trimestre do ano

Janeiro, fevereiro e março: Um período importante para o artista que tem foco em maior visibilidade nas programações de rádios e tv. Normalmente é no primeiro trimestre que rádios e tvs optam por “renovar” suas programações e abrem a grade para o que pode ser trabalhado no novo ano. É também no primeiro trimestre do ano que o ECAD libera o primeiro ranking nacional de execuções públicas, focado nas atividades desses 90 dias.

Certamente seu trabalho tem grandes chances de ser melhor recebido nessa época, logo, lançá-lo no início do ano é uma ótima sacada.

Fique esperto a partir de abril

Abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro são vitais. Nesse período começam a acontecer os festivais de música e feiras. Certamente após distribuir seu som, você deve focar em trabalhar esse material e todos sabemos que eventos de música são uma grande oportunidade pra isso.

Se você lançou um novo trabalho no começo do ano (e fez isso da maneira certa) certamente vai estar pronto para “abocanhar” oportunidades como:



Festival Abril pro Rock, em abril (www.abrilprorock.com.br)

Goiânia Noise Festival (www.goianianoisefestival.com.br)

Recbeat (www.recbeatfestival.com)

Coala Festival  (www.facebook.com/coalafestival)

Dia da Música (www.diadamusica.com.br)

SINGLE, EP,  ÁLBUM, VÍDEO, INTERNET ?!!!

Sem rodeios:

Single: Antes de arriscar 40 mil reais em um disco, arrisque R$ 2.000 em uma música e veja se sua concepção artística está de acordo com o seu nicho.

EP: Possui uma grana maior? Lance um EP. 5 músicas não são apenas canções, mas, são 5 conteúdos que podem te ajudar na construção de uma base de fãs. No curso Palco Digital eu mostro com mais detalhes como você pode usar esse material a seu favor.

Álbum: Construiu uma base de fãs? Um álbum é sem dúvida um produto de merchandising que vai girar sua receita.

Vídeo: Dificilmente você irá conseguir promover os formatos acima sem ele. Obrigatório.

INTERNET: Sem uma estratégia digital, esqueça tudo o que eu escrevi nesse post. Internet é  sua maior aliada

  → Conheça o Curso Palco Digital

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

Deixe seu comentário