Evite Isso na Hora de Criar o Release da Sua Banda

Escrito por Vinicius Soares

Texto curto e objetivo.

Ao invés de dedicar tempo tocando em pontos que devem estar presentes no seu release, acredito que vale mais abordar o que NÃO deve ser inserido. Não são poucos os músicos que erram (e feio) na hora de criá-lo. Sempre acreditei que menos é mais na música e claro, isso passa pela construção de um texto. Evite:

1 – Membros que saíram

Você não pode imaginar quantos releases já vi contando a história de uma banda com um nível de detalhes tão absurdo, que continham até fatos sem relevância de membros que sequer estão presentes. Se fulano saiu da banda, você acha necessário informar às pessoas como o conheceu? Acredite, muitos fazem isso.

Se um determinado membro saiu, não é nada pessoal, mas, esqueça-o. A não ser que ele seja uma pessoa famosa, claro.

2 – Sua história original

Seguindo essa linha de pensamento, não é nada interessante pra um leitor saber que você conheceu o baterista da sua banda na escola e depois pela internet, chamou o restante do grupo. Pelo menos agora, não. Pule detalhes da sua história, vá direto ao ponto mais importante. Um dos objetivos do release é vender seu trabalho musical.



3 – Elogios

Já esteve ao lado de alguém que vive falando bem de si mesmo? Você não vê a hora de pintar a primeira oportunidade para sair de perto. Evite isso na hora de escrever. Isso não significa que você não irá valorizar seu trabalho. O que você conquistou? Qual repercussão sua música está gerando, o que estão falando? Mostre fatos que comprovem a qualidade que certamente você deseja transmitir.

4 – Escrita na primeira pessoa

Até mesmo se você é um artista solo, seu release não deve ser escrito em primeira pessoa. Procure escrever sempre em terceira pessoa. Escritas na primeira pessoa tornam a narrativa mais desconfortável, principalmente quando você precisa falar algo positivo do trabalho.


5 – Mais do Mesmo

Alguns exemplos de “mais do mesmo” em um release:

– A história pessoal de cada membro;

– Textos mostrando como o trabalho é totalmente diferente do que acontece no mercado;

– Tudo aquilo que faz uma pessoa dizer “que chato” quando lê;

Pra ter a certeza de que seu release não contém um “mais do mesmo”, leia e se pergunte: Existe alguma coisa aqui apenas para ocupar espaço ou tudo aqui acrescenta valor ao meu trabalho?

Lembre-se, menos é mais.

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

5 Comentários

  • Quando compartilhamos experiências e conhecimento, propagamos o progresso em quaisquer áreas de atuação. Na música não é diferente. Vinícius Soares e outros produtores e empreendedores, através de seus cursos e palestras, têm repassado regras e dicas para os artistas e bandas que estão ingressando no mercado artístico musical. A classe artística deverá sempre grata à vocês. Um grande abraço. Ricardo Franklin – Produtor da Caravelas Banda Show. Recife – Pernambuco.

  • Sim, acho muito importante para minha carreira todas as considerações. E tenho acompanhado tudo que posso do palco Cultural e estou aprendendo muito.

  • Aliás , gostaria de falar com a produção do Vinícios pra saber da possibilidade de ele dar uma palestra num evento que estamos produzindo . Um festival de bandas gênero (rock) e afins em um cruzeiro marítimo tendo como “headline” um artista internacional e o Angra.

  • Boas dicas ! Assim que possível vou fazer seu curso … acho muito profissional e focado .
    Tenho um projeto musical denominado “GFMUS” cujo o lema é – UNIDOS POR UMA CAUSA” e faz parte de uma das estratégias de produção de material nas áreas de música, audiovisual (videos/ trilhas sonoras) e moda para divulgar causas humanitárias, projetos sociais e casos de pessoas que se unem em atividades voltadas para esse objetivo de amor ao próximo. Achar um público alvo seria fantástico.

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