Não sei se você sabe, mas, o Facebook hoje é muito mais do que uma rede social.
Em sua mais recente conferência anual, a F8, Mark Zuckerberg (fundador da plataforma), mostrou na prática essa visão. O que muitos músicos ainda não perceberam é o forte investimento do FB para atender a demanda do mercado musical e isso, claro, acabará impactando seu trabalho.
A visão de Mark tende a eleger o Facebook como a melhor ferramenta para músicos promoverem suas carreiras. Entenda.
1 – Facebook já possui um forte time centrado em Estratégia Musical
A visão de longo prazo da plataforma é manter as pessoas 100% conectadas à sua tecnologia a todo momento. O Facebook quer ser o seu Google e o seu You Tube. Para isso acontecer, o consumo de música precisa ser incentivado já que 80% do conteúdo consumido na internet é musical.
Seu núcleo de Estratégia Musical é liderado por Tamara Hrivnak (foto), que antes era diretora de parcerias no Google. Tamara era uma das principais executivas do time de Estratégia Musical do You Tube e antes disso, passou 8 anos como diretora de novos negócios da gravadora Warner Music.
O papel da executiva é dentre outras coisas, desenvolver parcerias com gravadoras e selos independentes e estimular a experiência de uso na nova plataforma.
Além de Tamara, o Facebook está em busca de 3 executivos focados em direitos autorais. A intenção é formar um núcleo capaz de oferecer ao mercado musical, as melhores formas de gerar promoção e receita de conteúdos musicais.
2- Foco em Direitos Autorais
O Facebook possui mais de 1,7 bilhões de usuários ativos. Ele sabe que se essas pessoas ouvirem música, vão gerar muito dinheiro sob a forma de direitos autorais para o mercado e por isso adquiriu a Source3 que é a primeira plataforma mundial de gerenciamento de propriedade intelectual gerada por usuários comuns. A empresa fornece administração de direitos para conectar criadores, mercados e marcas e permite a monetização de conteúdo de usuários em produtos físicos e digitais.
A Source3 construiu diversas plataformas de licenciamento bem-sucedidas no mercado.
Deu pra ter uma ideia do que pode vir por aí?
3- Relacionamento com canais de streaming
Um dos pilares da gestão da área de Inteligência Musical do Facebook é o relacionamento. Além de buscar mais transparência na relação com artistas e gravadoras, o Facebook pretende se inclinar para uma conversa aberta com canais de streaming.
As conversas com o Spotify já estão acontecendo e como resultado, gerou a integração com a ferramenta dentro do Messenger que, segundo Mark Zuckerberg, deverá ser implementada em breve.
4- Aprimoramento do Algoritmo de Proteção Autoral
Hoje, o algoritmo de proteção de direitos autorais do Facebook é rudimentar e usado por grandes gravadoras para excluir imediatamente conteúdos postados sem autorização. A promessa é que esse algoritmo seja modificado, seguindo uma nova inteligência artificial e seja capaz de monetizar autores pelo uso dos fonogramas.
Veja, não estamos “levantando a bandeira” do Facebook. Mas, é no mínimo prudente saber como uma plataforma com essa capacidade e público está se movimento na indústria da música para assim, termos mais condições de agirmos na promoção.
Que o futuro reserva um capítulo especial à música dentro do Facebook, isso é certo. Saber disso já te dá uma super vantagem.