Por que Você Deve Gravar uma “Live Session” ?

Escrito por Vinicius Soares

Se nesse exato momento um músico me perguntasse: “Vinicius, que tipo de formato você recomendaria para mostrar uma música?” certamente eu responderia: Alugue um estúdio, grave sua performance ao vivo e divulgue. As estratégias de lançamento de álbuns mudaram porque fãs estão interagindo com a música de forma diferente.  Porém, sua paixão continua forte. E quando falamos sobre tudo isso, fica evidente que cada vez mais o público tende a consumir um conteúdo musical sob demanda que transpire verdade. É por isso que as chamadas “Lives Sessions” são ao meu ver hoje, um dos melhores formatos de divulgação de um trabalho musical independente.

Nunca se ouviu tanta música como em 2016

Um relatório da gigante de pesquisas Nielsen mostra que em 2016, o consumo de àudio foi superior em 97% a 2015. Sim, eu disse 97%. us-streams O mesmo relatório aponta que 80% dos ouvintes de música usaram serviços de streaming de vídeos, música ou transmissões ao vivo. music 360 image

Formato “Live Session”

Com os dados de consumo vistos acima, fica claro que o interesse por conteúdo audiovisual é crescente. Mas, onde está o formato “Live” nisso tudo? A revista Forbes “deu a letra”com uma matéria sobre a startup Audiotree, um pequeno estúdio que começou a alugar seu espaço para performances ao vivo de bandas e hoje conta com uma plataforma que já gravou mais de 800 músicos independentes. audiotree O modelo de negócios da Audiotree que, segundo a reportagem, está revolucionando a produção de conteúdo musical para artistas independentes, é baseado na gravação (em altíssima qualidade) de performances ao vivo. Além de disponibilizar o conteúdo no You Tube, a empresa replica o áudio nos principais canais de streaming e possui um leque de outros canais de divulgação alternativos. O conjunto de opções para disponibilizar o trabalho é comparado aos ramos de uma árvore, daí o nome. O resultado dessa iniciativa tem beneficiado inúmeros artistas que vêem portas para shows e contratos se abrindo dia após dia. Bandas como a PHOX (cuja performance você pode ver abaixo) fecharam turnês por dezenas de cidades depois que seu material foi gerado.

Além de ampliaram suas bases de fãs, músicos estão conseguindo projetar uma imagem diferenciada para o mercado que por sua vez, começa a se inclinar a esse produto. Hoje, o estúdio da Audiotree recebe bandas de todo o planeta. O artista assina um contrato com a startup que inclusive passa a agenciar a carreira de muitos a partir de então. Como os Estados Unidos antecipam tudo o que o mercado da música mundial executa, é muito importante que você fique ligado e rápido.

3 – Inclua o formato “Ao vivo” no seu Plano de Lançamento

Meu conselho para quem está pensando em gravar um EP, Single ou Álbum: Pense no formato “Live Session” como um investimento tão importante quanto a própria gravação da sua obra, ou a prensagem do formato físico. E se você possui um estúdio, está aí uma sacada para ampliar seus ganhos nos próximos anos. Pessoas gostam de ouvir uma boa música gravada, mas, observar a execução dessa mesma música ao vivo as conecta ao artista de forma avassaladora. O mercado percebe isso e é aí que moram as oportunidades. E então, vamos nos antecipar?

4 – Licencie sua música

Sua Live Session não é apenas um vídeo com uma música de fundo, é uma música! Acho bem importante falar, pois, essa canção gerada ao vivo pode ter uma pegada muito mais quente do que a que está em um CD gravado em estúdio. Essa vibração única pode fazer esse fonograma ser apreciado por projetos audiovisuais, sabia?

Você pode vender o uso dessa faixa para projetos em Publicidade, Cinema, Games, Internet, e muitos outros canais. Pouca gente sabe, mas, o mercado de sincronização musical está começando a acontecer no Brasil, remunerando artistas independentes com cifras que variam dos R$ 200 a R$ 20.000.

Falo sobre esse assunto de forma completa em vídeo. Pegue papel, caneta, separe tempo e clique aqui nesse link para assistir.



Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

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