Como Fazer sua Música Aparecer na Mídia?

Escrito por Vinicius Soares

Antes que você pense: “Pra aparecer na grande mídia eu preciso fazer a música da moda e ter muito dinheiro”, pare, respire, tenha calma e leia o texto até o final.

É possível veicular sua música em canais de mídia populares sem estar “na moda”. Pra isso acontecer você precisa entender os conceitos básicos de um serviço chamado assessoria de imprensa.

Diferentemente do que muitos acham, o trabalho de uma assessoria não se resume à compra de um espaço reconhecido a fim de divulgar sua carreira (muito longe disso). É vital ter em mente que os espaços editoriais de blogs, sites, jornais, revistas, rádios e tvs precisam ser conquistados.

Quem define o que entra em cada página é a equipe do veículo de comunicação  e não você ou a assessoria de imprensa, ok?

O que faz uma assessoria de imprensa?

Um bom serviço de assessoria de imprensa te ajuda a estabelecer uma reputação no mercado, aumenta a visibilidade e o que todo músico deseja, amplia o leque de oportunidades profissionais. O papel de uma assessoria é apresentar a jornalistas uma informação relevante para a audiência daquele veículo.

Se essa mensagem tiver o apelo certo, uma boa história e o timing adequado, provavelmente vai despertar o interesse do repórter para que ele escreva sobre sua carreira musical.

Uma assessoria de imprensa tem a função de extrair de você o conteúdo certo, com o formato ideal, capaz de atrair a atenção de veículos de comunicação. Um bom assessor possui trânsito fácil em diversas mídias e por isso é uma pessoa hábil para conseguir a exposição que sua carreira precisa.

Então, não é apenas pagar para aparecer na TV, jornal, rádio. É saber construir uma história com sua carreira, que seja notícia. Role pra baixo pra você entender melhor.

Quando usar assessoria de imprensa?

É importante usar a assessoria de imprensa quando seu trabalho musical precisa provar seu potencial para o público, possíveis parceiros e o mercado de forma geral. Uma das melhores formas de se fazer isso é estar presente nos espaços editoriais da mídia. Porém, falar da sua banda, do seu CD, da sua carreira, não é notícia.

Você está pronto para usar esse recurso quando enxerga ao seu redor conteúdos que possuem chances de se converterem em notícias ou algum gancho que atraia a atenção de um público maior.

É possível por exemplo, posicionar o vocalista de uma banda como um porta-voz para assuntos que são pauta para matérias que atraiam a grande massa.

Pra você entender na prática, assista o vídeo abaixo. Nele o vocalista da banda Aliados fez parte de um quadro no programa Esporte Fantástico da Rede Record. E não foi por ser vocalista de uma banda de rock que isso aconteceu, mas, pelo fato do cara ter uma história no esporte.

Esse “gancho” se torna notícia e traz para o holofote, um trabalho musical.

Para tentar descobrir se o que você quer divulgar é notícia, se pergunte: “essa informação é importante somente para mim ou para o público em geral? ” Só vai ganhar espaço editorial o que for relevante para o público do site, blog, revista, jornal, rádio ou TV.

Tenha fotos e materiais promocionais

Nem sempre as equipes de sites e jornais têm disponibilidade para fotografar ou filmar todas as pessoas que entrevistam. Tenha sempre em mãos um material fotográfico de qualidade e vídeos que possam ser usados na promoção da sua carreira.

Dicas para produzir uma boa foto para a mídia:

1. Deixe as imagens com alta resolução – mín. de 300 dpi;

2. Use a criatividade.  Nada de fundo monocromático, como cara de foto 3×4. Escolha um cenário interessante;

3. Aproveite a luz do dia, que costuma deixar as fotos mais bonitas e evita a necessidade de flash;

4. Aposte na descontração na hora de fazer a pose – e sorria.

Vídeos

1. Tenha em mãos um vídeo release (EPK) contando sua história e relação com o trabalho musical. Veja como o cantor Leonardo Viotti fez:

2. É importante também que você tenha um clipe musical com imagens de sua performance artística, como o da banda Redlight DC:

Quanto mais números e dados, melhor

Sempre que possível, recheie a sua história com números. Ao invés de simplesmente dizer que sua banda lançou um single, por exemplo, informe quantas mil visualizações já teve em um determinado período de tempo no You Tube. Fornecer números vai contextualizar a sua mensagem e torná-la ainda mais relevante.

Assessoria de imprensa não é apenas para músicos famosos

Um dos pensamentos errados que alguns músicos cultivam é o de somente cogitar o trabalho de assessoria quando seus trabalhos forem populares. Músicos independentes, de nicho, podem e devem usar esse recurso. Como você viu nesse artigo, ter um bom conteúdo que envolva sua carreira em um contexto popular é o que mais interessa.



Isso não é privilégio apenas de artistas conhecidos.

Como encontrar um bom serviço de assessoria?

O Google certamente te dará inúmeras opções de empresas que prestam esse serviço. O mais importante é que você verifique histórico profissional e casos de sucesso de cada uma. Se uma empresa que presta o serviço de assessoria de imprensa não consegue “se vender” através do seu próprio conteúdo, dificilmente o fará com você.

Assuma o risco

Investir em assessoria de imprensa é sempre um risco, como tudo nessa vida. E, como um artista independente, você bem sabe que os riscos – muitas vezes – valem a pena. Há casos em que uma inserção em um site pequeno e segmentado traz enorme repercussão. Já outra, em jornal de abrangência nacional, pode não trazer o resultado esperado. E o contrário também acontece. Assessoria de imprensa, especificamente, não é uma ciência exata.

É um investimento de risco, que, em muitos casos, dá muito certo.

Se você quiser se aprofundar nesse conteúdo, se inscreva no nosso canal do You Tube. São mais de 200 vídeos sobre esse e outros temas de carreira musical. Clique no link abaixo.

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P.S. Tenho um treinamento online que aborda esse e outros pontos para desenvolver carreiras musicais. Se você quiser conhecer, clique no link abaixo.

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Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

3 Comentários

  • Boa noite ! Vinicius , eu sou a Janete , represento o Departamento Comercial da Rádio Super no Sul de Minas , estamos presentes em mais de 40 cidades …. Quero te enviar material de apresentação como opção divulgação de novos cantores sertanejos …Caso tenho interesse me manda um email para envio … Muito bom seu trabalho .

  • Muito bom e ajuda bastante quem está no mercado e não sabe qual caminho seguir. Eu , Nic Nilson sou diretor de cinema, teatro, TV e sou cantor e compositor. Trabalhei 5 anos como assessor de imprensa e sei q tudo q está escrito aqui neste post é a pura verdade, esse é o caminnho, aliás o único caminho. Seu trabalho é nota mil, Vinicius Soares

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