Como Conseguir Contatos Profissionais e Oportunidades no Mercado Musical

470340501_HighRes-56a68ef83df78cf7728efa0c
Escrito por Vinicius Soares

O texto é curto e direto, mas, acredito que pode te ajudar.

É claro que uma rede de contatos pode mudar a vida de um músico da água para o vinho. Porém, ao contrário do que muitos pensam, conhecer pessoas influentes no mercado e receber oportunidades não é uma questão de sorte.

A vida é feita de encontros e não existe sorte para conhecer as pessoas certas. Existe sim a disponibilidade do músico em enxergar uma porta aberta no que aparentemente não tem valor algum.

O convite que você recebeu para ir à festa da banda do seu amigo, o evento sobre mercado musical que você acha chato (e é de graça), a chamada pra inscrição de um festival, o curso que você deixou passar….

Todas essas são oportunidades para conhecer pessoas. Mais importante do que divulgar seu som, aprender uma sacada de mercado ou entregar seu CD na mão de um presidente de gravadora é conhecer o máximo de pessoas do mercado musical.

Não importa o grau de influência de seus contatos. Conheça e se relacione com pessoas que fazem o que você faz.

Uma rede de relacionamentos é formada por laços afetivos  que por sua vez acabam gerando portas abertas. Aquele guitarrista anônimo que você conheceu em uma palestra lembra? Ele não te disse, mas, pode ser amigo de infância de um renomado produtor musical que “por acaso” está procurando uma banda com o seu perfil para a coletânea que irá lançar fora do Brasil.

A diferença de músicos que recebem esse tipo de oportunidade está no modo como enxergam sua própria vida.

Enquanto alguns lamentam o fato de terem nascido nesse país, maldizem sua própria carreira e atribuem ao acaso toda e qualquer história de sucesso, outros enxergam grandes portões abertos nas mínimas brechas que recebem.

São esses os que estarão sendo aplaudidos. Quando isso acontecer, claro, vão ouvir que a sorte os ajudou.

Faz parte.

Se você deseja se estabelecer como um músico profissional e ter uma carreira a longo prazo, não negligencie isso. Se conecte com quem está olhando para o mesmo alvo que você.

Responda essas perguntas pra si mesmo:

- Nos últimos meses você foi a algum evento ou palestra sobre o mercado musical?

- Conheceu e criou laços com algum músico de outra cidade ou país (mesmo que pela internet)

- Foi convidado a ir em shows de artistas independentes? Se sim, você compareceu?

- Faz parte de algum grupo no Facebook que sempre promove conteúdo e oportunidades relevantes sobre o mercado da música? (Onde existe bom conteúdo, há um nível qualificado de pessoas para um contato profissional)

Se sua resposta é negativa para a maioria, você precisa mudar suas atitudes. Pro bem da sua carreira.

 

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico profissional, consultor de Marketing Musical, palestrante e criador da Palco Digital, marca que dá nome a um site, uma empresa de consultoria e um curso online focado em estratégia digital que já impactou quase 1.000 músicos dentro e fora do Brasil.

Já palestrou em grandes eventos do mercado ao lado de marcas como Vevo, Napster, Catarse, CDBABY dentre outras. Foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música, uma das principais premiações do mercado musical brasileiro e fez parte de um dos painéis oficiais do Social media Week, maior evento sobre mídias sociais da América Latina.

Deixe seu comentário