Como lançar um álbum, com SUPERCOMBO

Escrito por Vinicius Soares

Lançar um disco, um clipe, um trabalho artístico, é uma grande dor para muitos músicos.

Não são poucos os que investem (pesado) na gravação, produção e divulgação de seus trabalhos e quando fazem o balanço, chegam à conclusão de que tanto investimento não trouxe o retorno esperado.

Eu pessoalmente já vi artistas simplesmente desistirem de sua carreira, depois de um lançamento sem resultados.

Não sei se você conhece a banda Supercombo. Eles foram um dos destaques do programa Superstar da TV Globo e hoje, são uma das referências da cena pop rock. Estou falando deles porque vou te mostrar um ponto que talvez você não tenha observado ao lançar um trabalho, mas, que hoje, influencia diretamente no resultado final.

O Supercombo irá lançou dia 17/06/2016 o disco “Rogério”.  O que 90% dos artistas fazem ao planejar o lançamento de um álbum é guardar seu material à 7 chaves, programar uma data, anunciar e lançar. O problema está exatamente nessa previsibilidade.

Um lançamento precisa ter um caráter incomum. Com a internet, as pessoas estão acostumadas a ouvir música, a ver novos artistas a cada segundo. Mais um disco novo não atrai a atenção de ninguém, se ele não vier ao lado de uma experiência marcante.

É exatamente isso o que o Supercombo fez com seus fãs. Ao invés de deixar o seu público participar apenas do processo final, a banda antecipou o lançamento com exclusividade para a base de fãs que está cadastrada em sua lista de e-mails.

Exclusividade

 

titulo1

Ao abrir o e-mail, os fãs do grupo se depararam com essa comunicação: “Conteúdo Exclusivo”. De cara, conquista a atenção, afinal, quem não deseja conhecer algo de forma exclusiva? Eles souberam usar uma comunicação persuasiva como ninguém.

Antecipação

 

rogerio

Ao abrir, vemos o e-mail e na mensagem, a banda apresentou em primeira mão para os fãs, a capa do novo disco e o encarte, material que seria mostrado oficialmente apenas no dia 17/06.

Precisamos dizer como essa experiência muda a percepção do lançamento para o público? Ao ser tratado com prioridade pelo artista, recebendo o material exclusivo, o público terá muito mais chances de se fidelizar e divulgar o seu conteúdo pelas redes sociais, fazendo desse, um lançamento memorável.

Veja que o público não foi o último a saber, mas sim,  o primeiro. Isso muda tudo.

O lançamento não começou dia 17/06. Ele já havia começado



 

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

2 Comentários

Deixe seu comentário