Lançar um disco, um clipe, um trabalho artístico, é uma grande dor para muitos músicos.
Não são poucos os que investem (pesado) na gravação, produção e divulgação de seus trabalhos e quando fazem o balanço, chegam à conclusão de que tanto investimento não trouxe o retorno esperado.
Eu pessoalmente já vi artistas simplesmente desistirem de sua carreira, depois de um lançamento sem resultados.
Não sei se você conhece a banda Supercombo. Eles foram um dos destaques do programa Superstar da TV Globo e hoje, são uma das referências da cena pop rock. Estou falando deles porque vou te mostrar um ponto que talvez você não tenha observado ao lançar um trabalho, mas, que hoje, influencia diretamente no resultado final.
O Supercombo irá lançou dia 17/06/2016 o disco “Rogério”. O que 90% dos artistas fazem ao planejar o lançamento de um álbum é guardar seu material à 7 chaves, programar uma data, anunciar e lançar. O problema está exatamente nessa previsibilidade.
Um lançamento precisa ter um caráter incomum. Com a internet, as pessoas estão acostumadas a ouvir música, a ver novos artistas a cada segundo. Mais um disco novo não atrai a atenção de ninguém, se ele não vier ao lado de uma experiência marcante.
É exatamente isso o que o Supercombo fez com seus fãs. Ao invés de deixar o seu público participar apenas do processo final, a banda antecipou o lançamento com exclusividade para a base de fãs que está cadastrada em sua lista de e-mails.
Exclusividade
Ao abrir o e-mail, os fãs do grupo se depararam com essa comunicação: “Conteúdo Exclusivo”. De cara, conquista a atenção, afinal, quem não deseja conhecer algo de forma exclusiva? Eles souberam usar uma comunicação persuasiva como ninguém.
Antecipação
Ao abrir, vemos o e-mail e na mensagem, a banda apresentou em primeira mão para os fãs, a capa do novo disco e o encarte, material que seria mostrado oficialmente apenas no dia 17/06.
Precisamos dizer como essa experiência muda a percepção do lançamento para o público? Ao ser tratado com prioridade pelo artista, recebendo o material exclusivo, o público terá muito mais chances de se fidelizar e divulgar o seu conteúdo pelas redes sociais, fazendo desse, um lançamento memorável.
Veja que o público não foi o último a saber, mas sim, o primeiro. Isso muda tudo.
O lançamento não começou dia 17/06. Ele já havia começado
Quanto tempo antes de lançar o cd foi enviado o e-mail ?
gostei muito do que vi e tenho interesse só que não tenho condições financeiras apenas musicas compostas não sei como divulgar.