Mapa de Palco, Rider Técnico e Input List: Sua Banda Já Possui?

Escrito por Vinicius Soares

Toda banda sonha em ampliar sua agenda de shows de forma profissional. Porém, ter um bom show criado com requisitos de infra-estrutura detalhados é algo que poucos fazem. Se ensaia o show e não se preocupa em construir um plano de condições técnicas mínimas para executar esse show.

Por isso, ter Input List, Mapa de Palco e Rider Técnico definidos,  é vital.

Por que eu preciso disso?

Esses 3 elementos (que você vai conhecer com detalhes abaixo) garantem o desempenho e a viabilidade do seu show. Você já deve ter ensaiado em um estúdio para um determinado evento e, ao se deparar com a infra estrutura e desconhecimento do técnico de som sobre sua banda, viu o tamanho da encrenca, não é?

Input Lists, Mapas de Palco e Riders Técnicos são informações que previnem essas dores de cabeça e além disso, mostram o quanto você é profissional.

O que é um Input List?

Uma planilha que reúne todos os instrumentos e elementos de entrada na mesa de som. Essas informações garantem que a equalização da apresentação respeite a sua sonoridade de forma que sua performance aconteça da melhor forma possível.

Abaixo, um exemplo clássico de input list:

E um Mapa de Palco?

O Mapa de Palco informa ao técnico de som a localização dos instrumentos e demais acessórios mencionados no input list. Deu pra perceber que um se relaciona com o outro, não é?

Um mapa bem feito dá munição para que o músico negocie equipamentos com a casa que irá tocar.

Rider Técnico?

O Rider Técnico condensa o que está descrito no Input List e Mapa de Palco, acrescentando mais informações como marcas de equipamentos usados e o que mais for necessário para que fique claro ao contratante o que é vital para a apresentação.

(Bônus) Rider de Camarim ou Room List

Existem oportunidades que se abrem pra muitos músicos, que pedem a descrição de uma lista de produtos para camarim, o chamado Rider de Camarim ou Room List. Se for solicitado, crie a listagem de acordo com o seu uso básico e procure justificá-la para a necessidade em questão, o seu show.

Um belo exemplo, abaixo.

Vinicius, eu não tenho um show sequer agendado pra usar isso. O que fazer?

Eu te aconselho se juntar à nossa comunidade do Palco Digital 4.0, o treinamento que tem ajudado músicos comuns a construírem agendas de shows de forma consistente.

Um caso que vale à pena conhecer é do Manuca, músico que faz cerca de 20 shows por mês, sem sair de Pernambuco.

Veja o vídeo.

Clique abaixo e conheça o curso.

→ Quero conhecer o Curso Palco Digital

Sobre o autor

Vinicius Soares

Vinicius Soares é músico, compositor e empreendedor. Está à frente da Palco Digital, agência de consultoria para músicos independentes e realiza palestras pelo Brasil com foco em planejamento de carreira musical.

Ganhou o Prêmio Profissionais da Música, um dos maiores reconhecimentos da categoria e mantém uma comunidade online com mais de 50.000 músicos brasileiros e estrangeiros.

Uma de suas principais atividades é compartilhar conhecimento e experiência sobre geração de receita no mercado musical através das novas tecnologias, tema que já ajudou diretamente mais de 2.000 músicos e compositores através de seus treinamentos on line.

3 Comentários

Deixe seu comentário